segunda-feira, 23 de abril de 2012

Lendas e Curiosidades


Existe uma lenda que fala de um túnel feito pelos Templários, ligando o castelo a Santa Maria dos Olivais. No chão da igreja existe uma laje maior que as outras e alinhada de forma diferente, diz a lenda que ali terminava o túnel…


Quando foram destruídos os túmulos dos Mestres Templários e da Ordem de Cristo, sobraram apenas 4 lápides funerárias, uma delas a de D. Gualdim Pais.
É na segunda capela, vindo da entrada, que está a lápide funerária de D. Gualdim. A ele se deve a construção do castelo e a fundação de Tomar (1160).

Lápide funerária de D. Gualdim Pais, século XII. "Aqui jaz o irmão Gualdim, Mestre da Ordem dos Templários de Portugal, em 1195 nos idos de Outubro, aqui no Castelo de Tomar, que como muitos outros povoou. Descanse em paz." (tradução adaptada) 

3 comentários:

  1. um trabalho muito bem concretizado, os meus parabéns a todos voces aos vossos monitores. uma sugestão para continuarem a completar este site ,publiquem também a lenda de Nossa Senhora do Leite

    ResponderExcluir
  2. Tenho accompganhado o histórico de Dom Galdim Pais e também gostaria da lenda de Nossa Senhora do Leite.

    ResponderExcluir
  3. Hoje no canal história passou o comentário sobre os Templários em Portugal e fiquei completamente surpreendido com o trabalho, autúcia e inteligência dos Templários e o que eles fizeram por Portugal ou melhor, eles fizeram Portugal para se protegerem, e a vc o meu obg pelo trabalho de serem fieis a História e por colocarem aqui na net esse conhecimento.

    ResponderExcluir